ARLS DamascoARLS Damasco

Fundada em 25/11/1954, no Or.·. Santos, S.P. Nº. 1475, “Grande Benfeitora da Ordem”

Área restrita

Administração Atual

Ex-Veneráveis

Foi pela conduta de Irmãos, respeitando seus princípios,  fiéis a suas obrigações e compromissos, com serenidade, firmeza de caráter, solidariedade e união, determinação e amor. Foi com essas virtudes que os IrmãosAMARO DE JESUS PEREIRA LIMA, CARUSO BECHARA TAMBUR, CHRISTOFORO KABBACH,   CYRO CARDOSO DE CAMPOS, PADRE ELIAS ANDRÉ SAAD, LUCIO MENDES, TANNUS DAHER NEJM E TUFIC CURY abraçaram essa nobre causa, a de fundar a LOJA MAÇÔNICA DAMASCO.

O idealizador foi o Irmão Caruso que convidou o Irmão Christóforo e o Irmão Tanus e em seguida aos demais. Convém lembrar que outros Irmãos também aderiram a essa fundação, porém se afastaram por motivos particulares e profissionais, mas os acima citados permaneceram lutando até o ultimo dia de suas vidas.

O  objetivo era criar uma Loja diferente aos moldes das já existentes, que tivesse estilo tradicional, conservador, lembrando as origens através do Rito Adonhiramita, no qual foi fundada a Maçonaria Brasileira “ O Grande Oriente do Brasil”.

As reuniões preliminares foram realizadas no escritório do Irmão Tanus à Rua Frei Gaspar nº. 50- 2º. andar – no centro da cidade.

O nome DAMASCO foi escolhido por ser o da capital mais antiga do mundo e a única cidade que nunca se abateu durante muitas batalhas que enfrentou, além de ser uma cidade lendária e bíblica. E como símbolo da Loja foi escolhida a “ÁGUIA BICÉFALA”, de duas cabeças, porque uma representa a força espiritual e a outra a força física, formando assim a força positiva “J.·. E P.·.”.

Seguiram os documentos necessários e requerimento ao Grande Oriente de São Paulo não tardando a autorização provisória de funcionamento. Após esses fatos começaram os obstáculos. Enfrentamos todas as vicissitudes e tormentas desta vida, desde o Clero até as Lojas já existentes, que com suas oposições de forma sistemática, aumentava a nossa dificuldade de obter de forma definitiva a autorização de funcionamento. Graças ao Grande Arquiteto do Universo chegou em nosso socorro a Loja “ESTRELA DA SYRIA”, da Capital, através dos Irmãos : ZECA TUMA, VICTOR ABDALLA, ZAQUE CHUAHE, CHUCRI HADDAD e outros, que compareciam constantemente participando de nossas reuniões intercedendo junto a nossas autoridades maçônicas em nosso favor. Após as reuniões preliminares que deu de direito como fundada a LOJA DAMASCO, em 25/11/1954, passou  a funcionar num velho sobrado á Rua da Constituição n. 293 adquirido da Loja XV de Novembro, onde tinham seu Templo até então e assim pudemos realizar nossas reuniões ritualísticas, porém a luta continuava, nada desanimava esse punhado de maçons decididos e destemidos a enfrentar todo e qualquer obstáculo, até alcançar o objetivo proposto.

Finalmente em 26/04/1958, a Loja Rangel Pestana, também da Capital descia a  serra e vinham incorporada lotando vários ônibus e vários carros, traziam entre si as comissões Sagradora e Regularizadora, portanto a tão esperada “CARTA CONSTITUTIVA”, que representa a  autorização definitiva de funcionamento dava por fim a primeira parte de nossa luta.

Tínhamos nessa ocasião como Venerável o Sab.·. Ir.·. e Mestr.·. PADRE ELIAS  ANDRÉ SAAD  desde o início da Fundação até o ano de 1959, quando passou o primeiro malhete ao Amado Irmão LUCIO MENDES, nosso mentor intelectual, possuidor de larga bagagem de conhecimentos maçônicos tanto exotéricos como filosóficos, permanecendo dessa forma até o ano de 1962, quando passou o cargo de primeiro mandatário da nossa Loja para o Amado Irmão CHRISTÓFORO KABBACH.

Durante essa gestão, notou-se que os móveis do Templo estavam se deteriorando, por cupins, e a substituição teria custos altos, ficou resolvido em reunião da Administração manter contato com a diretoria da Loja ESTRELA DE SANTOS para nos transferirmos para aquele Suntuoso Templo, dessa forma fomos recebidos de braços abertos por todos os Irmãos daquela Loja.

Ao término dessa gestão em 1965, passamos a presidência de nossa Loja ao Am.·. Ir.·. MIGUEL DE SOUZA  e sucederam gestões dos Veneráveis Irmãos:  GERALDO NUNES GONÇALVES, ESTEFAN KABBACH, CÉLIO BRANDÃO, JOSÉ ADERBAL SARDINHA FRANCO, FERNANDO FARIA, FERNANDO ALVES DA SILVA, MICHEL CHRISTÓFORO KABBACH, LUIZ NÓBREGA E SILVA, MICHEL CHRISTÓFORO KABBACH, ÊNIO ALMEIDA DE CASTRO, REYNALDO CUNHA, ALEXANDRE JOSE SCARPELINI, LUIZ FELIPE CORREA VASQUES e ANTONIO CARLOS GROTTONE; atualmente estamos na gestão do Venerável Mestre CESAR AUGUSTO SILVA MENDONÇA FRANCO.

Em 1979 a LOJA  DAMASCO requereu à Prefeitura Municipal de Santos a doação de um terreno, com o objetivo de construirmos uma creche e nosso Templo. Na ocasião, o prefeito era o DR. PAULO GOMES BARBOSA que, pela importância do pedido, determinou a seus assessores que procurassem um terreno em cujo bairro houvesse maior necessidade de uma CRECHE; e assim nos foi cedido o terreno situado à Rua Galeão Coutinho, nº. 281, no bairro Embaré, onde realizamos esta obra, com inicio em 20/08/1982, quando lançamos a pedra fundamental.

A partir daí, imaginem a luta e as dificuldades que enfrentamos a fim de erguermos estas paredes e nossas colunas, enfrentamos várias crises econômicas, inflação, recessão, etc., porém, nenhum desânimo atingiu o grupo de Irmãos, solidamente unidos por uma fé inabalável e por um sentimento e um pensamento positivo muito fortes. Por mais que surgissem contratempos ou críticas, maior era a certeza da nossa vitória, pois fortalecia ainda mais nosso amor, nossa fé, nossa determinação na sólida união daqueles que estavam determinados a vencer, porque aquele que tem um ideal em seu peito e luta com garra para atingi-lo é sempre um vitorioso e assim são os Irmãos da nossa querida  DAMASCO.

É muito importante também lembrar que no ano de 1988, reconhecendo os méritos de nossa Augusta Loja, o GRANDE ORIENTE DO BRASIL, nos concedeu o honroso título de “BENFEITORA DA ORDEM “.

É bom que se ressalte que a preocupação dos Irmãos da Loja não foi só o Templo Material, pois, para que pudéssemos construir este Templo Material foi necessário lembrar que, já que o homem é a semelhança de DEUS deveríamos construir um Templo Espiritual para que houvesse um DEUS vivo dentro de nós e aí podermos fazer nossas preces, pois elas são o alimento do espírito fortalecendo o nosso corpo.

E foi pensando assim, que erguemos o Templo Espiritual para transforma-lo em Material. Não foi só o Templo que se construiu, mas todo esse Majestoso Edifício que possue todas as demais dependências.

Criamos nossa CRECHE, que foi por ela que recebemos em doação este terreno e em homenagem ao digníssimo Prefeito Dr. PAULO GOMES BARBOSA, denominamos nossa creche com o nome de sua esposa “MARIA IGNÊZ PEREIRA BARBOSA “ e que hoje atende gratuitamente cerca de 35 a 40 crianças de famílias carentes com  idade de 6 meses a 4 anos incompletos.

É muito importante fundar uma LOJA, é muito importante construir um Edifício e nele um TEMPLO e uma CRECHE, mas também é muito importante que os Irmãos que se seguiram aos Fundadores dêem seqüência com o mesmo espírito de luta e determinação para o contínuo progresso de nossa Augusta Loja.

E é exatamente assim que vem acontecendo com todos os Amados Irmãos se empenhando com dedicação e muito boa vontade continuando o trabalho dos Irmãos que já se foram e dos que aqui ainda permanecem, fato este que confirma que a LOJA DAMASCO é uma entre as mais prestigiadas da MAÇONARIA BRASILEIRA.

É a vocês, IDEALISTAS FUNDADORES, nós os que vos sucederam, honramos os vossos ideais e os vossos nomes e como a Simbologia nos ensina que para adquirir conhecimento é necessário envelhecer, no trabalho contínuo, pois só ele nos dá a experiência devida.

Obrigado Irmãos:

CHRISTÓFORO KABBACH

AMARO JESUS PEREIRA LIMA

CARUSO BECHARA TAMBUR

CYRO CARDOSO DE CAMPOS

LÚCIO MENDES

PADRE ELIAS ANDRÉ SAAD

TANUS DAHER NEJM

TUFIC CURY

 

Damasco, a "Grande Benfeitora da Ordem"

Damasco obtém atendimento a sua solicitação ao GOSP e GOB

A.·.R.·.L.·.S.·. DAMASCO obtém sua justa titulação: através do Decreto 4452, de 09 de março de 2004, o Soberano Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil concedeu à A.·.R.·.L.·.S.·. DAMASCO sua merecida titulação - "Grande Benfeitora da Ordem" -, verdadeiro marco dentro das festividades de comemoração de seus 50 ANOS.

© ARLS DAMASCO - 2024